Vera

Vera Maria Costa - organizadora e diretora do Ateliê de Estudos


Histórico Profissional______________________________________________________________

# Formação em Pedagogia - Supervisão e Docência em Didática, Estrutura e Funcionamento e Sociologia (Faculdade Porto Alegrense - FAPA);

# Pós-graduação em Piscomotricidade (FAPA);

# Especializações em Pré-escola (Escola de Aplicação Flores da Cunha e Curso OMEP);

# Atuação de 15 anos como docente em pré-escola e séries iniciais em redes escolares particulares;

# Atuação de 8 anos em secretariado e gestão setorial de empresa privada;

# Atividades realizadas:
- Vivencia e domínio de instrumentos e métodos na atuação pedagógica diante seus alunos, avaliação de desempenho e desenvolvimento. Planejamento e elaboração de treinamento dos docentes. Registro de documentos e organização de treinamentos. Controle freqüência. Elaboração e viabilização do procedimento de Integração para novos colaboradores. Realização da pesquisa de levantamento de necessidade de treinamento e desenvolvimento. Acompanhamento dos professores em fase de qualificação profissional, bem como avaliação de competências.
- Coordenação do processo de construção coletiva e execução da Proposta Pedagógica, dos Planos de Estudo e dos Regimentos Escolares. Supervisão do cumprimento dos dias letivos e horas/aula estabelecidos legalmente e pelo cumprimento do plano de trabalho dos docentes nos estabelecimentos de ensino. Assegurar o processo de avaliação da aprendizagem escolar e a recuperação dos alunos com menor rendimento, em colaboração com todos os segmentos da comunidade escolar, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade de ensino. Criação de atividades de estudo e pesquisa na área educacional, estimulando o espírito de investigação e a criatividade dos profissionais da Educação. Emissão de  parecer concernente à Supervisão Educacional. Acompanhamento de estágios no campo de docentes. Planejamento e coordenação de atividades de atualização no campo educacional propiciando condições para a formação permanente dos educadores em serviço. Criação de ações que objetivam a articulação dos educadores com as famílias e a comunidade criando processos de integração com a escola. Assessoramento dos sistemas educacionais nos aspectos concernentes à ação pedagógica.

# Capacitações:
- I Encontro de Atualização Pedagógica _ Escola Santa Dorotéia – 30hrs
- Curso Permanente de Português _ Edison Alves de Oliveira – 60hrs
- I Seminário de Estudos Pedagógicos _ Associação Cristã dos Moços – 20hrs
- Curso de Desenvolvimento Mental - Método desenvolvimento Mental-Psicodinâmica
- Seminários Superior de Desenvolvimento Mental - Psicam - Método desenvolvimento Mental-Psicodinâmica - 8hs
- Curso Português, Informática - CETEC - 96hrs
- Curso Projetos construindo uma nova concepção de Estudos Tia Daisy- 3hrs